sexta-feira, 30 de março de 2012

Preparando para a Hora do Planeta

Estamos tão acostumados com ambientes altamente iluminados que esquecemos o encantamento sútil e trêmulo da luz de velas. Então, aproveita a desculpa da Hora do Planeta e curte um jantarzinho à luz de velas com seu amor!

Na primeira Hora do Planeta fiz um jantar à luz de velas com o Jr.
Noutra eu e Ian passamos com a Tia Danny. O Ian adora esse evento!



Esses castiçais foram feitos com potinhos de vidro e latinhas de alumínio pela Valéria para uma festa surpresa com decoração sustentável.



Fiz esses com de potes de vidro, rendas e fitas. O conjunto de renda preta fiz para uma amiga.



E você como faz na Hora do Planeta?

Ficam aqui outros castiçais com reaproveitamento de vidro bem bacanas que vi por ai.




quarta-feira, 28 de março de 2012

Jardim de garrafas pet











É incrível como dá para aproveitar garrafas de plástico no jardim, né?
Mesmo assim não esqueça: é preciso reduzir o consumo de plástico e pet!

Mais horta suspensa com pet








Até hoje ainda não fiz a minha horta de pet suspensa (estilo window farm). Mas tenho pesquisado sobre o assunto e encontrado muita coisa bacana. Além do tutorial do Sustentável na Prática (veja na postagem anterior), achei essas imagens inspiradoras, e você?
Como isso já tem tempo, não consegui encontrar todas as referências, mas quem souber pode deixar a dica nos comentários.

terça-feira, 27 de março de 2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

A arte de Tommaso Guerra

Encontrei por acaso o trabalho desse artista / designer Tommaso Guerra. Não tinha muita informação, mas pelo visto ele é um dos nossos! Gosta de bicicletas e ciclistas e de subverter o uso de objetos reutilizando-os de maneira criativa.

Love is among cyclists, hate is among drivers.







Slow is smooth, smooth is fast.







Self made Roma







Outros:





http://www.tommasoguerra.com/

Plantas na máquina de lavar roupas



Essa eu vi aqui perto de casa. Usaram a parte de dentro da máquina de lavar roupas para fazer vasos de plantas. Boa!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais pelo dia mundial da Água

Embora 3/4 da superfície do nosso planeta esteja coberto por água, que está aqui desde muito tempo, somente uma pequenina porção dessa água é própria para o consumo. E mesmo com o ciclo hidrográfico precisamos ser mais cautelosos com o uso da água potável, recurso tão vital. Então não se esqueça de economizar e não poluir.

Algumas boas ideias para o uso consciente e criativo da água:







Esses infográficos mostram o consumo de água por trás de produtos que consumimos:





Campanhas pela preservação da água potável:









Reciclando com Arte: das voltas que o lixo dá!









Começou essa semana a exposição Reciclando com Arte de Cida Mansur no Marapendi.
Estive lá para conferir a exposição e conhecer a Cida, que usa materiais descartados em suas obras. Esses objetos aparentes se mesclam a pintura e por vezes extrapolam a tela ganhando nova dimensão.
A exposição acontece no Centro de Referência em Educação Ambiental do Parque Natural Municipal de Marapendi, Av. Alfredo Baltazar da Silveira, s/nº - Recreio.
Visitação 21/03/2012 a 27/05/2012 – de Terça a Domingo, das 09h às 17h.

Dia Mundial da Água





Hoje é o dia da Água. Ela é fundamental para a vida na Terra. Artigo de grande valor, a água é sagrada em todas as religiões. Mas ainda assim precisamos aprender a respeitá-la e cuidar desse recurso natural valiosíssimo para a manutenção da vida.

Você pode começar com atitudes simples como reduzir o consumo de carne vermelha (para criar um boi adulto é necessária muuuuita água).

E tem também essas dicas:

No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário!

Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380litros por mês. Feche bem as torneiras.

Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com guincho-revólver ou regador.

Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA: Se precisar utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar.



Se tiver tempo, dá uma olhada em mais esse vídeo incrível sobre a água engarrafada da Annie Leonard, mesma criadora de A História das Coisas (legendado).