quinta-feira, 14 de junho de 2012

Programa Infantil na Rio +20: PLANETA MARIONETE



PLANETA MARIONETE
Promovendo educação ambiental, cultura e a economia criativa

Lu, o contador de estórias tem um sonho: êle encontra TERRA, o nosso planeta. Ela o convida a fazer uma longa viagem e várias experiências afin de descobrir o impacto da mudança climática no mundo. Assim a aventura começa...juntos êles visitam a plataforma de gelo do polo norte, florestas, desertos e oceanos.
Eles também têm encontros engraçados com vários tipos de animais. Mas o sonho se transforma em pesadelo quando Lu encontra o GEE, o chefe dos gases de efeito estufa, que até consegue se introduzir no seu corpo. Como Lu vai lidar com esta situação? Será que a mudança climática é inevitável? O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso planeta?

O Projeto Planeta Marionete é uma iniciativa lançada por duas agências da ONU, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). O objetivo é contribuir para que nosso planeta tenha um futuro sustentável e promover a economia criativa. O ponto de partida do projeto é um show de animação o "Planeta Marionete" que combina expressões culturais tradicionais como a arte da marionete com tecnologias modernas de multimédia, visando sensibilizar a comunidade internacional e contribuir para cultura e educação de crianças sobre as questões ambientais. Um programa de formação para jovens visando reforçar capacidades criativas nos países em desenvolvimento é outro elemento chave do projeto.

A avant-première do espetáculo foi realizada em maio de 2012 no Teatro de Marionetes de Genebra na Suiça: uma representação para crianças e outra para adultos. A estréia do show será nos dias 16 e 17 de junho de 2012 no Teatro do Planetário no Rio de Janeiro, Brasil, como um dos eventos paralelos e atividades culturais do Programa "Rio+20 e Você" organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em colaboração com a Fundação Planetário e o Instituto Humanitare no contexto da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como a Cúpula Rio+20.

Dias 16 (sábado às 14:00h, 17:00h e 20:00h) e 17 de junho (domingo às 15:00h e 19:00 hs) no Teatro Maria Clara Machado no Planetário da Gávea, entrada franca, inscrições www.rio-20.org

Nenhum comentário: