terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Encontro com Caterina, a fada.


Em outubro do ano passado estive na Rio Comicon para receber Caterina Crepax. Fui convidada para mediar o encontro onde ela falou da relação da sua obra com a de seu pai, o genial Guido Crepax.





Já era fã do Guido (de quem tenho alguns livros) e fiquei muito feliz e surpresa ao conhecer o trabalho da Caterina, principalmente por ser tão afinado com a sustentabilidade. Na verdade, foi uma identificação imediata. Para começar, temos uma paixão em comum: o papel!


Assim como o pai, Caterina transforma papel em arte. O mais legal é que seus vestidos e esculturas tem também um valor sustentável: muitos deles feitos com papel de escritório e notas fiscais. O vestido de papel feito pela Caterina especialmente para o evento foi exposto entre painéis e originais das histórias de Guido, além dos móveis com reproduções da Valentina, sua personagem mais famosa.



Caterina contou que, ainda pequena, andava pela casa com uma pequena bolsa a tiracolo onde carregava tesoura e papel e daí inventava suas brincadeiras. A mãe dizia que ela era como uma fada. Vai ver é por isso que suas criações encantam: são a transmutação de material burocrático triste em peças de arte que nos inspiram a pensar nossos recursos, os materiais que nos cercam e a forma como os consumimos de forma diferente e bela.

Ah! Levei para Caterina essa flor de lata decorativa feita especialmente para ela pela Valéria L.Lopes. Acho que foi uma das peças mais bonitas que ela fez. A Caterina retribuiu: ganhei um catálogo de uma exposição do Guido em Milão que deixou todo mundo por lá de olho grande, rsrs.



Se você quiser saber mais sobre como foi a Rio Comicon, tem a cobertura completa e ilustrada lá no blog do Daniel Gnattali: é genial! O desenho no topo dessa postagem comigo e a Caterina é dele. Adorei!
http://danielgnattali.blogspot.com/

Um comentário:

Lola disse...

Tudo lindo, mas... Adorei a rosa! :)


Beijo!