quarta-feira, 20 de abril de 2011

Convite Especial - Picnic MimirAUbolantes


No dia 21 de maio de 2011, faremos em Miguel Pereira, um picnic sustentável e solidário.
Este evento vem pedir atenção e carinho para os nossos verdadeiros amigos: os Animais.
Queremos também celebrar o amor a Natureza, os cuidados com o Meio Ambiente e o respeito ao nosso Planeta.
Contamos com a sua presença ,participação e alegria.
Será uma manhã agradável.

O evento é gratuito e aberto ao público.
Horário :10:00 as 12:30

" É dando que se recebe "
São Francisco de Assis

Monique Futscher www.mimirabolantes.blogspot.com
Cristiane Iannacconi www.ciclicca.blogspot.com
Ana Cristina Lima www.amigosdefranciscoadocao.blogspot.com
Com a participação especial dos "Amiguinhos de Francisco"

Associaçao dos Funcionarios do Banco Boavista
Rua Senador Vascocelos Torres, 812 - Bairro Cupido
Miguel Pereira – RJ

Você entra na Rua Luiz Pamplona, vai até o final, vai seguindo como se fosse pro Bairro Cupido. Para entrar no bairro Cupido, você tem que dobrar a direita, para a Colônia, dobra a esquerda e segue. Também, pode ir pela Rua São Roque (depois do Gargarullo, entra a direita, como quem vai para o hospital, a primeira rua a direita), vai até o final, depois dobra a direira, na Rua Dr. Hermano Durão - vai até final que já chega na entrada da Colônia.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pintura e reaproveitamento






O Ian adora pintar.
Escovas de dente velhas podem ser usadas como pinceis e aqueles palitos plásticos que pediatras usam nos exames para ver a garganta podem ser ótimas espátulas.
O avental que o Ian usa era do primo Rafael, que sempre passa brinquedos e roupas que não usa mais.
Ganhei da Clemence, irmã e braço direito da Mimirabolantes, uns potinhos de fazer gelo que ela não queria mais. Logo achei que seria legal montar um trenzinho com eles, mas quando levei para casa acabei usando de maneira diferente. É que esses potes são ótimos para colocar tintas na hora da pintura. No início eu usava potes de papinha para colocar as tintas. Temos usado os potinhos direto. Valeu, Cle! 
Penduramos as pinturas nos ganchos da rede para secar e expor!
É importante e divertido realizar atividades lúdicas com seu filho. Invista no tempo de convivência familiar!

Chá de bebê





Fui ao chá de bebê de uma amiga e levei para ela algumas coisinhas que foram do Ian, algumas novinhas, nem chegaram a ser usadas, daquelas coisas que criança perde rápido. Perguntei para o Ian se ele queria dar um chocalho em formato de cavalo marinho para o nenem da minha amiga. Foi o primeiro brinquedo que dei para o Ian. Ele topou na mesma hora e agora o brinquedo é do Gaio. Também demos a cadeirinha que não usávamos há séculos, mas que foi múito útil quando ele era menor e queria comer sozinho. Assim tento treinar o desapego que é uma coisa que faz muito bem, posso afirmar. Ajudamos os outros a consumir menos produtos industrializados e produzimos menos lixo. 

As sacolas e fitas de cetim também são reutilizadas de outros presentes, só precisei guardar direitinho. A etiqueta De/Para foi feita com papel especial e feltro com motivo As Aventuras de Ian!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Que futuro terão nossos filhos?


Aproveitamos o sentimento de indignação e tristeza que nos abalou nos últimos dias para convoca-los para uma mobilização pelo futuro das nossas crianças. A tragédia absurda ocorrida na escola em Realengo (Rio de Janeiro) é resultado de uma estrutura complexa que tem regido nossa vida em sociedade. O problema vai muito além de um sujeito qualquer decidir invadir uma escola e atirar em crianças. Armas não nascem em árvores. 

 A coisa está feia: choramos por essas crianças, mas não podemos nos deixar abater pelo medo, nem nos submeter aos valores deturpados que têm regido nossa sociedade propiciando esse tipo de crime. Não vamos apenas chorar e reclamar: vamos assumir nossa responsabilidade, refletir, trocar ideias e compartilhar planos de ação por um futuro melhor. Então, mães e pais, como realizar uma revolução que seja capaz de mudar esses valores sociais inadequados?

 Vamos agir, fazer barulho, promover mudanças! Acreditamos na mudança a longo prazo. Precisamos começar a investir nas novas gerações: a esperança está na infância. Vamos fazer nossa parte: ensinar nossos filhos pra que façam a deles.

Se desejamos alcançar uma paz real no mundo,
temos de começar pelas crianças.   Gandhi

O que estamos fazendo com a infância de nossas crianças?

Com frequência pais e mães passam o dia longe dos filhos porque precisam trabalhar para manter a dinâmica do consumo desenfreado. Terceirizam os cuidados e a educação deles a pessoas cujos valores pessoais pensam conhecer e que não são os valores familiares. Acabamos dedicando pouco tempo de qualidade, quando eles mais precisam da convivência familiar. Assim, como é possível orientar, entender, detectar e reverter tanta influência externa a que estão expostos na nossa longa ausência? Estamos educando ou estamos nos enganando?

O que vemos hoje são crianças massacradas e hiperestimuladas a serem adultos competitivos desde a pré-escola. Estão constantemente expostos à padronização, competição, preconceito, discriminação, humilhação, bullying, violência, erotização precoce, consumo desenfreado, culto ao corpo, etc.

O estímulo ao consumo desenfreado é uma das maiores causas da insatisfação compulsiva de nossa sociedade e de tantos casos de depressão e episódios de violência. Daí o desejo de consumo ser a maior causa de crime entre jovens. O ter superou o ser. Isso porque a aparência é mais importante do que o caráter. Precisamos ensinar nossos filhos que a felicidade não está no que possuímos, mas no que somos. Afinal, somos o exemplo e eles repetem tudo o que fazemos e o modo como nos comportamos. E o que ensinamos a nossos filhos sobre o consumo? Como nos comportamos como consumidores? Onde levamos nossos filhos para passear com mais frequência? Em shoppings?

Quanto tempo nossos filhos passam na frente da TV? 10 desenhos por dia são 5 horas em frente à TV sentados, sem se movimentar, sem se exercitar, sendo bombardeados por mensagens nem sempre educativas e por publicidade mentirosa que incentiva o consumo desde cedo, inclusive de alimentos nada saudáveis. Mais tempo do que passam na escola ou mesmo conosco que somos seus pais!

Porque os brinquedos voltados para os meninos são geralmente incentivadores do comportamento violento como armas, guerras, monstros, luta? A masculinidade devia ser representada pela violência? Será que isso não contribui para a banalização da violência desde a infância? Quando o atirador entrou na escola com armas em punho, as crianças acharam que ele estava brincando.

Nós cidadãos precisamos apoiar ações em que acreditamos e cobrar do Estado sua implementação, como o controle de armas, segurança nas escolas, mudança na legislação penal, etc. Mas acima de qualquer coisa precisamos de pessoas melhores. Isso inclui educação formal e apoio emocional desde a infância. É hora de pensar nos filhos que queremos deixar para o mundo, para que eles possam começar a vida fazendo seu melhor. Criança precisa brincar para se desenvolver de forma sadia. É na brincadeira que elas se descobrem como indivíduos e aprendem a se relacionar com o mundo.

Nós pais precisamos dedicar mais tempo de convivência com nossos filhos e estar atentos aos sinais que mostram se estão indo bem ou não. Colocamos os filhos no mundo e somos responsáveis por eles! Eles precisam se sentir amados e amparados. Vamos orientá-los para que eles sejam médicos por amor não por status, que sejam políticos para melhorar a sociedade não por poder, funcionários públicos por competência e não pela estabilidade, juízes justos, advogados e jornalistas comprometidos com a verdade e a ética, enfim!

Precisamos cobrar mais responsabilidade das escolas que precisam se preocupar mais em educar de verdade e para um futuro de paz. Chega de escolas que tratam alunos como clientes.

Não temos mais tempo a perder. Ou todos nós, cedo ou tarde, faremos parte da estatística da violência. Convidamos todos a começar hoje. Sabemos que não é fácil. E alguma coisa nessa vida é? Vamos olhar com mais atenção para nossos filhos, vamos ser pais mais presentes, vamos cobrar mais da sociedade que nos ajude a preparar crianças melhores para um mundo melhor! Nossa proposta aqui é de união e ação para promover uma verdadeira mudança social. A mudança do medo para o AMOR, do individualismo para a FRATERNIDADE e para a EMPATIA, da violência para a GENTILEZA e a PAZ.


Ana Cláudia Bessa           www.futurodopresente.com.br
Cristiane Iannacconi       www.ciclicca.blogspot.com
Letícia Dawahri
Luciana Ivanike               www.lucianaivanike.blogspot.com
Monique Futscher          www.mimirabolantes.blogspot.com
Renata Matteoni             www.rematteoni.wordpress.com

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Coelhinho da Páscoa por Terezinha Larcher






A artesã Terezinha Larcher nos presenteou com este tutorial fofo de Coelhinho da Páscoa.
Valeu, Terezinha!

Material Necessário
6 tampinhas plásticas 1 carinha e 5 p/corpinho) 4 furadas ao meio , 1 nas laterais e no meio (ombro) e 1 somente na laterais (a carinha)
1 tampinha maior (pezinho) furada ao meio
1 tampinha de creme dental ou similar (furada ao meio) (pescoço)
pedaço de arame fininho  20 (cm) (espinha dorsal)
pedaço de fio rígido  (20 cm) (bracinhos)
1 pedaço 10x 5 cm de Cartolina ou EVA (  desenhar a carinha)
tesoura
alicate ponta fina
cola quente

Para furar as tampinhas  use algum material de ponta fina,ferro de solda ou um prego quente (não recomendáveis para crianças manusearem)
Enfeitar com cestinhas feitas com tampinhas, lacinhos, cenourinhas de EVA, e/ou.

Torcer o arame em uma das pontas com o alicate e colocar a tampinha maior (pé) seguida de mais 4 ( corpinho) e mais uma  com dois furos nas laterias e no meio (ombro com bracinhos) , onde ecaixaremos o fio torcido, formando os bracinhos e as mãos.
Por último, encaixe  a tampa pescoço e  a tampinha com dois furos nas laterais, (carinha) , arremate a sobra do  arame com o alicate e cole a carinha recortada no EVA ou cartolina.
Pinte a carinha e está pronto seu coelhinho.

Beijos
Terezinha Larcher

domingo, 10 de abril de 2011

Homelessness Among Polar Bears on the Rise



Greenpeace has unveiled a collaborative art project with well known street artist Mark Jenkins (www.xmarkjenkinsx.com). The project highlights the shared plight of polar bears and humans in the face of global warming. We hope these polar bear street art installations help people draw a deeper and more immediate connection to the reality of the crisis.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Porta cartões de visita



Também para o PICNIC Mirabolante usei revistas enroladas e amarradas com fitas para prender cartões de visita. Simples assim.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Guest book reciclado









O guestbook (caderninho de assinaturas) do PICNIC Mirabolantes (2010) foi feito de material reaproveitado. Para o miolo usei folhas que sobraram da campanha TICTACTICTAC de 2009. Dobrei ao meio com a parte escrita para dentro e fiz furos para colocar o grampo de fichário. Esses grampos são muito úteis e fáceis de usar. Para a capa usei uma embalagem de papelão de biscoito e cobri a parte impressa com adesivos da TICTACTICTAC.