quarta-feira, 15 de junho de 2011

Juventude, educação, O Senhor das Moscas e o futuro do Brasil





Recebi um e-mail com o depoimento dos pais do menino agredido no Colégio São Bento.
Para quem não sabe o que aconteceu: o menino de 6 anos foi violentamente agredido por outro aluno de 14. Os responsáveis argumentam que a direção da escola não puniu de forma exemplar o adolescente agressor, assim como falharam na vigilância dos alunos da instituição.

Sei que isso tem acontecido muito por ai, está generalizado. Mas o que mais me intriga é a postura dos educadores em colocar panos quentes. Que a juventude é uma fase bem complicada, as crianças podem agir com crueldade e insensatez eu entendo. Não é de hoje, veja:

"A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais e são simplesmente maus." Sócrates (470-399 a.C.)

"Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível." Hesíodo (720 a.C.)

"O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os pais. O fim do mundo não pode estar muito longe." sacerdote do ano 2000 a.C.

"Esta juventude está estragada até ao fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente...A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura." (escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia de mais de 4000 anos de existência)


Ai é que devia entrar a correção da família e dos educadores e, em ultimo caso, a justiça. O que vejo aqui no caso ocorrido no Colégio São Bento no Rio de Janeiro é mais um caso onde o aluno agressor aprende que não há limites que o impeça de realizar crueldade contra outro, não há punição.

Em nota, o colégio diz que não expulsou o aluno porque seu dever é de educa-lo. A meu ver, seus métodos educacionais parecem não estar funcionando:

“Crianças, adolescentes e jovens devem receber de nós adultos o exemplo de uma ação explicitada com amor, mas firmeza, com coerência e justiça, para que se consolide a educação ampla que desejamos.
Portanto, qual seria a motivação de um Colégio, que está comprometido com a educação há 153 anos, em acobertar um ato violento e intencional de um aluno sabendo que ele teria causado um sério dano a outro? Com que autoridade prosseguiríamos a vida escolar diante de tamanha injustiça?” Nota oficial do colégio

Mas o ato foi acobertado sim (primeiro disseram aos pais que o menino tropeçou sozinho no pátio).
Depois de ler a nota e outras notícias a respeito fico me perguntando: quem são os pais desse menino agressor? Provavelmente um político ou empresário podre de rico que deve ensinar ao filho que ele é o dono do mundo, que é melhor que todos e não haverá punição à altura de seus atos. No Brasil é assim, né?

Vocês já leram ou viram o filme O Senhor das Moscas? Após a queda de seu avião, meninos tentam sobreviver em uma ilha deserta sem a supervisão de adultos. Acabam regredindo a selvageria.

Nenhum comentário: