sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Minha história com a sustentabilidade




Outro dia, uma amiga me perguntou de onde surgiu esse meu interesse por sustentabilidade.
Não soube responder. Fiquei tentando datar, mas não é de hoje.
Essas fotos são de alguns projetos que fiz durante a graduação em desenho industrial na PUC-Rio. São do século passado, rs. Os da primeira foto são objetos conceituais e performáticos criados para a aula de linguagem visual. A professora era a maravilhosa artista plástica Cristina Salgado. Tudo feito com material reutilizado e refugo: papelão, lâmpadas, pedaços de vidro e esponja (formando um peixe no fundo do mar)... Na segunda foto, desenhei e montei uma versão de uma luminária com pet (garrafa de guaraná) inspirada no modelo da Bauhaus. Na terceira foto, estêncil recortado em radiografias antigas. 
Acho que sempre tive uma relação de carinho com a materialidade das coisas que nos cercam, de forma equilibrada, sem muito apego, mas com muito respeito.
Quando encontrar mais referências, coloco aqui.

3 comentários:

Mimirabolante disse...

Muito bom.......eu tbm sou antiga nesta minha maneira de ser.......não me arrependo !!!!bjcas e mais uma vez Parabéns pela riqueza do seu trabalho !!!!!bjcas

Josi disse...

Parabéns pelo blog!
Venho te indicar o site de uma micro-empresa brasileira que está lutando por um mundo mais sustentável usando pneus em construções civis: www.zenetopneus.com.br
Se vc não conhece, acho q vai gostar!

Cristiane Iannacconi disse...

valeu a indicação, Josi!