quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lata de tinta revisteiro


Aproveitei que meus meninos não estavam aqui outro dia e dei uma geral na decoração. Na verdade, passei o mês inteiro dando jeito nas coisas por aqui. E há um bom tempo que queria mudar minhas revistas de lugar. Esse cilindro (que resgatei num galpão) tem sido ótimo para parte das revistas. Algumas já têm lugar cativo na antiga bolsa da Air France (que está c a alça rasgada, mas para usar assim não tem problema). Mas a novidade mesmo foi aproveitar a lata de tinta usada como suporte para alguns livros. Simples assim.

Comentei com uma pessoa que tinha feito isso e essa pessoa me disse que a lata era tóxica e devia ser descartada corretamente para não sermos contaminados por chumbo. Mas descobri que a tinta usada Suvinil Acrílico Premium Toque de Seda não contem metais pesados. Enviei um e-mail para a Suvinil que prontamente me respondeu dizendo não haver problema de contaminação. Veja abaixo os e-mails trocados com a Suvinil:

Sou adepta de uma vida mais sustentável e utilizo peças inusitadas na decoração de casa. Estou usando uma lata grande de tinta Suvinil Toque de Seda (que foi usada para pintar a casa) como revisteiro (fechada mesmo). Queria saber se há algum problema com relação a toxidade do produto e se eu devo descartá-la em algum local específico ou posso continuar aproveitando-a na decoração da sala.
Grata,
Cristiane Iannacconi
Mestre em design pela PUC-Rio e autora do blog sustentável www.ciclicca.blogspot.com.

Resposta da Suvinil:

Sra. Cristiane , bom dia !

Agradecemos a gentileza de seu contato e atenção à empresa.

Latas de tinta imobiliária não são um resíduo perigoso. Embasamos esta afirmação, além da analise feita de acordo com esta NBR, uma simples analise de bom senso - uma lata vazia de tinta possui como componentes o 'aço + camada seca de tinta'. Pois bem, o aço é reciclável, e a camada seca de tinta, presente na lata é inerte, e portanto tão "perigosa" quanto a camada seca de tinta presente no reboco /concreto de demolição de obras, resíduo este classificado como não-perigoso.

As latas de aço vazias - sejam com restos de tinta ou sujas com molho de tomate - são classificadas pela NBR 10.004 como resíduo não-perigos/não inerte, devendo ser recicladas juntamente com sucatas metálicas. Isto ocorre pois o ferro presente no aço solubiliza-se na água presente no solo, vindo a acumular-se no lençol freático. Os restos secos das tintas que estavam presentes nas latas são compostos organicos, destruídos pela alta temperatura dos alto-fornos. Além disto, o aço reciclado é um aditivo nobre para a fabricação de aço "novo" .

Demais contatos ficamos à inteira disposição.

Atenciosamente
Relacionamento Consumidor Suvinil
Web: www.suvinil.com.br

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Muito legal!!!!

Heureca Atelie disse...

Voltei para dar uma sugestão.
Acho que tem tudo a ver com a sua proposta:
http://twitter.com/kappsmariana
Bjs, Hilda