quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sobre a marca do COP15



Para quem não sabe, sou designer e trabalho principalmente com identidade visual e marcas. Assim creio que não podia deixar de falar aqui da marca do COP15. Gostei muito do símbolo. Facilmente é possível notar a intenção de afirmar a ligação que há entre todos nós, uma rede invisível que conecta todos os seres. Simples e bela.

Esse fim de semana mesmo estava relendo Fourier, o Socialismo do Poder de Leandro Konder. Nesse livro, Konder fala sobre como o sociólogo Charles Fourier entendia a ligação entre os seres e o cosmos, condenando a nossa civilização por estar em desequilíbrio com os desígnios de Deus e ir contra a lei da atração universal. Não restam dúvidas de que nesse ponto Fourier estava absolutamente certo.

A destruição, o desrespeito, a ganância, o egoísmo nos fez chegar ao ponto de colocarmos em risco a sobrevivência das espécies na Terra incluindo a raça humana. Ainda hoje, muitos de nós não são capazes de perceber essa conecção invisível, essa teia que nos une uns aos outros, ao meio ambiente, ao universo.
Enfim, essa marca representa bem a situação: as decisões tomadas em Copenhagen afetarão a todos nós.

Nenhum comentário: